top of page

Obturador, implica diretamente na velocidade e impacto do movimento

hidekiphotoncc

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Fotografia: Hideki Tanaka

Detalhes: f/2.8 Tempo de exposição 1/1000s ISO 6400



A fotografia de esporte esta intimamente ligada ao Obturador e sua compreensão é fundamental no sucesso da captura da imagem.

O obturador esta situado no corpo da câmera, ao contrário do diafragma que se posiciona no interior da lente. Na câmera DSLR (câmeras popularmente chamadas de profissional) é um conjunto de 2 cortinas em que enquanto o primeiro se abaixa o outro vem logo em seguida completando o fechamento, ocultando completamenta a luz para o sensor. Podemos notar no exemplo acima que a velocidade incide na largura da fenda que expõe a luz na superfície do sensor, ficando fácil a sua compreensão.



No exemplo acima, um karateca ao pular, se a câmera esta configurado para 1/8000s o congelamento do pulo é garantido, pois as lâminas da segunda cortina são muito rápidas, enquanto na velocidade de 1/1000s até a segunda cortina completar o ciclo (cortina superior chegar ao joelho do atleta) o movimento do pulo será registrado em um leve borão continuo, pois o sensor teve um tempo maior para registrar esse movimento continuo. (conceito análogo para fins de compreensão)

Aí esta a questão; queremos registrar o congelamento de um movimento ou a dinâmica de um movimento? Vale a particularidade do que você quer transmitir!


Mas na fotografia nada é tão simples, temos a lei da reciplocidade. Onde deixei mais rápido 1/8000s , o meu cenário com certeza ficou mais escuro, onde tenho que balancear com o ISO e abertura (diafragna).

Nas competições de karatê ( ou outra arte marcial) o problema torna maior, pois os ginásios nem sempre tem uma iluminação adequada, e 1/8000s é impossivel de se usar ( ficaria totalmente preto) e não podemos usar o "fator" flash. 1/1000s somente com lentes claras, isto é, lentes que chegam a uma abertura de diafragma em f 2,8 ou mais aberto. (Veja a foto acima)


Mas é um mecanismo que esta sendo substituido por câmeras que não utilizam um obturador mecânico, chamadas de câmeras shutterless. Um bom exemplo de câmeras shutterless, são as Câmeras dos Smartphones. Este sistema eletrônico tem como princípio o purge (apagar) que percorre os pixels das linhas do sensor (CCD ou CMOS) de uma câmera.

Dependendo do ajuste da velocidade da exposição, o sistema purge apaga um pouco antes ou muito antes do ponto em que o mesmo está sendo lido, e esta distância (pouco antes / muito antes) é que permite o controle de uma menor ou maior exposição do sensor. Como este controle é eletrônico, não possui partes móveis, e é possível obter-se velocidades elevadas de obturação (1/10.000 seg. por exemplo), o que permite congelar com facilidade uma imagem com um movimento muito rápido.






77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page