top of page

Por que celular com câmera de mais megapixels não significa fotos melhores

hidekiphotoncc

Muitos fotografos são guiados pela quantidade, porque, no final das contas, cinco megapixels não soam tão bem quanto oito, mesmo que a câmera produza excelentes fotos. E, na mesma lógica, se oito é bom, 12 tem de ser ainda melhor.

Porém, a qualidade das imagens não funciona segundo essa lógica.

O "segredo desagradável" por trás dessa forma de classificar a câmera de um celular "é que (se basear) apenas (n)o número de megapixels é uma maneira ruim de prever o desempenho fotográfico".

Para entender isso, devemos ter em mente que o número de megapixels se refere à resolução da câmera. A resolução afeta o tamanho da imagem e não a qualidade. Podemos considerar o ganho de resolução para a edição pós-produção, como um recorte onde não perderiamos muitos detalhes.

Esses números nos dão uma ideia de quanto podemos ampliar uma imagem sem perder a nitidez. Ou seja, se você deseja imprimir sua foto em tamanho A4, não importa qual celular você escolhe.

Se sua intenção é imprimi-la em um formato grande, como um A2, então é melhor considerar o número de megapixels.

Por outro lado, a maioria das fotos tiradas com telefones celulares acaba publicada nas redes sociais, compartilhada pelo WhatsApp ou enviada para um site, que precisa de fotos leves para carregar bem.





Importância do tamanho do sensor


É o tamanho dos pixels que qualifica a imagem e não a quantidade deles.

E esse tamanho é determinado pelo sensor que coleta a luz. "Sem luz, não há foto".

Pequenos pixels fisicamente teriam que ser melhores, pois teriamos mais detalhes nas imagens, mas não é o que acontece, a fisica nos prega uma surpresa onde nos limita na evolução com a densidade de pixels no "ponto de difração", derivado da natureza das ondas da luz. É esse o fenômeno que coloca limitações técnicas na resolução.

Para que essa densidade de pixels surja efeito para a melhor qualidade, os pixels teriam que estar distribuidos em um campo amplo que seria um sensor maior. "Quanto maior o sensor, maiores seus pixels. E quanto maiores os pixels, mais luz ele pode coletar".

"Quanto mais luz você pode capturar, melhor a imagem", teremos mais saturação de cores, menos ruído e não teremos o efeito da difração.

Normalmente, o fabricante do telefone celular especifica o tamanho do sensor da câmera. Mas eles costumam fazer isso com uma figura intuitiva para os consumidores médios.

Te diz alguma coisa saber que o sensor do iPhone 8 é 1/3 ou que, no Samsung Galaxy S9, ele é de 1/2,6?

Na verdade, esses números são uma divisão, mas o que você precisa saber é que quanto menor o divisor (3 ou 2,6), maior e melhor é o sensor. No caso acima, o sensor da Samsung é um pouco melhor que o da Apple.

Portanto, da próxima vez que você quiser saber o quão boa é a câmera do celular, não se deixe guiar apenas pelo marketing, e tenha a preferência do tamanho do sensor que hoje esta chegando próximo de um APS-C.





51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page