top of page

Mini estúdio

hidekiphotoncc

Você já deve ter notado um reflexo de luz circular nos olhos em alguns retratos ou fotos de beleza. Ou talvez você tenha se perguntado como algumas fotos macro incríveis são iluminadas tão perfeitamente. Basicamente, um Iluminador Ring Light é uma luz em forma de círculo, que pode piscar ou ser contínua e, geralmente, é composta por fileiras de luzes LED que formam um grande anel. Os tamanhos podem variar de acordo com a necessidade do seu trabalho ou do seu equipamento. Os pequenos podem caber em torno da lente de sua câmera, enquanto os maiores podem precisar de um suporte para aguentar o próprio peso. Você verá com mais frequência alguns Iluminadores Ring-Lights sendo utilizados em configurações de estúdio.

O uso mais comum desse equipamento é na fotografia de retrato. Um dos maiores benefícios de usar um ring light é que ele ajuda a eliminar sombras fortes na fotografia – o círculo amplia e distribui a luz por todo o assunto. Ao fotografar retratos é preciso ser capaz de fornecer uma iluminação suave e uniforme no rosto. A iluminação circular fornecida por um Iluminador Ring-Light atinge o rosto um pouco abaixo, diretamente na frente e um pouco acima. Outro efeito interessante para usar o anel de led é o reflexo circular nos olhos da pessoa; este é o sinal típico de que um Iluminador Ring-Light está em uso no processo fotográfico – ele também fornece um brilho de luz nos olhos da pessoa.


Crédito: Foto de Anderson Miranda no Pexels.


Dê uma olhada em suas revistas de moda e você descobrirá que a fotografia de moda e beleza usa Led ring lights com muita frequência. Outra forma comum de utilizar um ring light led é com a fotografia macro. Você pode colocar uma luz envolvendo a sua lente, o que significa que você não precisará mais se preocupar em criar sombras desagradáveis à medida que se aproximar do seu objeto. A fotografia macro se beneficia muito através desse tipo de iluminação justamente pela questão da sua distância em relação ao assunto na hora de fotografar. É por esse motivo que uma luz pequena e portátil pode ser a solução para uma boa iluminação macro.

O ring light também é uma ótima escolha para a fotografia de alimentos – quando usado fora da câmera, é ideal para iluminar o objeto de lado. Flashes circulares para a fotografia de comida ajudarão na criação de uma aparência editorial para blogs ou marketing de restaurantes. Uma aparência profissional de fotografia comercial ou de produto exigirá configurações de iluminação mais extensas.


Crédito: Foto de Anete Lusina no Pexels.


O que você deve procurar em um Ring Light

Custo

O seu principal fator de orientação será, provavelmente, o seu orçamento. Se você estiver testando opções de ring light ou não tem o objetivo de utilizá-lo com frequência, invista em um modelo de iluminação que seja um pouco mais barato – você pode encontrar algumas opções de ring light na loja virtual eMania, com equipamentos profissionais com preços a partir de 78 reais. Se sua especialidade é retratos, macro ou fotografia de alimentos, talvez você considere um investimento maior para um uso mais pesado. Certifique-se, portanto, de considerar o que você pode investir sem prejudicar as suas finanças; pesquise bastante e opte pelo melhor custo-benefício. Considere se algum outro item é necessário para usar aquele anel luminoso em particular. As lâmpadas de reposição são caras ou difíceis de encontrar? Você precisará de algum tipo de acessório além da própria luz? Como isso carrega? Estar totalmente informado sobre todas as peças necessárias o ajudará a tomar uma decisão melhor.

Outro fator a ser considerado é a qualidade de construção. Os modelos de preço baixo ou de fabricantes menores, geralmente, carecem de qualidade. Ring lights mais resistentes tendem a custar um preço mais alto no mercado, mas são capazes de resistir a mais desgaste ao longo do tempo – o que faz o investimento valer a pena. Você precisa analisar as suas necessidades principais e considerar seus hábitos gerais com equipamentos. Por exemplo: se você trabalha em um estúdio, seu equipamento terá menos chances de receber pancadas acidentais por motivo de transportes frequentes; se você trabalha na rua e costuma colocar seu equipamento em uma mala ou mochila, engrenagens mais robustas serão um melhor investimento para protegê-lo.



Crédito: Foto de Lisa Fotios no Pexels.



Configurações de luz

As condições de iluminação variam a cada imagem que você registra; portanto, ser capaz de ajustar a luz é vital na hora de fotografar. Antes de comprar um ring light, confira se o equipamento te dá a opção de ajustar a intensidade luminosa. Certifique-se de que haja ajustes suficientes para oferecer a flexibilidade de que você precisa; além disso, verifique também a temperatura da luz e quais funções existem para ajustá-la – algumas configurações podem exigir luzes mais quentes ou mais frias que o normal. Você também poderá encontrar diversos tipos de filtros disponíveis que lhe permitem mudar a cor da luz que você deseja utilizar.


Tamanho do ring light e portabilidade

O tamanho e a portabilidade de um ring light led afetam diretamente o seu uso. O tamanho e a portabilidade do anel led estão afetando diretamente o seu uso. Se você pratica a fotografia macro, você irá precisar de um pequeno ring light que envolve a lente da câmera. Se você trabalha em estúdio para retratos ou arranjos de comida detalhados, você pode querer considerar um ring light maior e que se encaixe em um suporte de luz pesado. Reserve algum tempo para considerar seu uso antes de investir o seu dinheiro. Um ring light pode fornecer fotos nítidas e bem iluminadas para muitos tipos de fotografia, então não deixe de considerar a opção de utilizá-lo.


Agora com essas orientações básicas de equipamento de iluminação econômica que é o mais adequado para fotografia de smartphones podemos nos aventurar a um mini estúdio para fotografia de produtos como roupas.





Como fotografar roupas para vender online




Quando falamos em compras online, especialmente de roupas e itens de moda, ainda há uma certa insegurança em relação à aquisição sem ver e provar as peças. Justamente por isso, você precisa investir em fotos que transmitam a qualidade dos produtos da sua marca! A fotografia estimula os sentidos e é um fator determinante para a venda. No entanto, isso só acontece quando as imagens têm boa qualidade e conseguem atingir o perfil do cliente. Se você quer entender como fotografar roupas para vender online, confira as dicas que preparamos. Elas servem tanto para smartphones quanto para câmeras profissionais! Escolha o suporte das peças Antes de começar a fazer as fotos, você precisa definir um tipo de sustentação para as peças. Procure alternativas que reproduzam o caimento no corpo da forma mais realista possível, mas lembre-se de que a atenção deve estar sempre direcionada ao produto. Escolher o melhor suporte é fundamental para ter um resultado profissional e mostrar as características da peça. Pensando nisso, evite posicionar as roupas no chão, apoiá-las em cabides, ou qualquer outro item que possa gerar vincos e sombras na imagem.

A primeira alternativa é usar manequins, escolhendo o formato de acordo com as especificidades de cada peça. Muitas marcas utilizam a edição para criar um efeito de “manequim fantasma”, removendo a distração do suporte e dando destaque à roupa. Você também pode contratar modelos reais para usar os produtos, o que contribui para que seus consumidores se imaginem nas peças. Nesse caso, o trabalho de fotografia deve ser ainda mais detalhado e exige alguns cuidados extras, como direcionar as pessoas que serão fotografadas.


Monte um cenário

Fazer fotos em ambientes externos envolve questões que podem fugir do controle, como a oscilação de luz e a interferência de outras pessoas. Por isso, o mais indicado ao fotografar roupas para vender online é montar um cenário em casa ou no escritório.

Você não precisa de muitos itens para transformar uma sala comum em um estúdio de fotografia. Escolha uma parede branca, ou utilize panos de fundo claro, e posicione o manequim ou modelo alguns passos à frente. Se for usar tecidos, certifique-se de que o material é de qualidade, chega até o chão e não tem dobras.


Além do plano de fundo, é preciso pensar na composição da foto como um todo. Insira elementos que contextualizem a imagem, combinem com a roupa e tenham a ver com a sua marca. Porém, lembre-se de que menos é mais, especialmente se o objetivo for mostrar o produto isolado.


Cuide da iluminação

A luz natural garante imagens vivas e permite que o seu produto seja visto com nitidez. Se você não quiser investir em fontes artificiais, procure fazer as fotos durante o dia e monte o cenário perto de janelas grandes.

Se perceber que a foto está escura, use lâmpadas e luminárias amareladas, pois elas entregam um resultado mais natural. Para potencializar a ambientação, alugue ou invista em um kit de iluminação básico.

A posição da luz precisa ser testada em várias inclinações, sejam as fontes naturais ou artificiais. Uma das indicações mais conhecidas é a de direcionar as luzes em um ângulo de 45º acima ou abaixo do produto.


Capriche no enquadramento

Toda roupa deve ser fotografada em ângulos básicos, que mostrem a frente, as costas e as laterais da peça. Além das perspectivas obrigatórias, é interessante que a câmera seja posicionada em vários sentidos, entregando uma representação mais fiel do item.

Dê atenção aos detalhes da peça, como botões, zíperes e acabamentos em geral, e também às estampas.

Para impedir fotos tremidas, use um tripé ou improvise um suporte com livros e objetos variados. Outra dica valiosa é manter o produto centralizado e ocupando o maior espaço da imagem.

Quando conseguir encontrar um enquadramento que agrade, repita o mesmo padrão em todas as fotos. O consumidor precisa perceber uma unidade visual nas imagens, o que vai fazer com que a sua marca se diferencie.


Invista na pós-produção

Agora que você já sabe como fotografar roupas para loja virtual, capriche nos retoques finais. Use programas de edição para ajustes pontuais, como corrigir a claridade das imagens e adaptá-las aos formatos das redes sociais.

Não deixe para fazer grandes correções na pós-produção, e procure ser fiel às cores e texturas da roupa. As imagens precisam mostrar o mesmo produto que o cliente receberá em casa!

fonte: https://www.digitaletextil.com.br/blog/como-fotografar-roupas-para-vender/

https://blog.emania.com.br/como-usar-ring-light-na-fotografia/

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page